23 outubro 2006

Alyssum maritimum, Dianthus barbatus e Primula elatior

Anteriormente, tentei semear Alyssum maritimum directamente na terra. Não nasceu uma! Talvez devido aos passarinhos poderem ter comido as sementes!
As Alyssum maritimum, também conhecidas por Aliso, fazem parte das Crucíferas.
São plantas perenes, sufruticosa de talo lenhoso na base e folhas lineais com flores reunidas em cachos simples de cor violeta (tal como as que semeei!) ou branca, que crescem até aos 25 cm de altura.
Gostam de serem cultivadas em solo permeável, podendo o seu cultivo ser feito directamente na terra ou em couvetes entre os meses de Abril a Junho e entre Outubro e Dezembro. Depois, em Janeiro, entre Maio e Julho, em Novembro ou em Dezembro pode-se proceder a transplantação das plantas cujas flores brotam entre os meses de Abril e Setembro.


Quanto às Dianthus barbatus, também são conhecidas por Cravos de Poeta. São plantas vivazes bi-anuais qu produzem numerosas inflorescências aplanadas e compactas de cores variadas. Cultivam-se em terra normal de jardim e quando o clima é suave-cálido.
Atingem entre 30 a 60 cm de altura.
Podem ser semeadas em couvetes entre os meses de Julho e Outubro e, transplantadas entre os meses de Abril e Julho.
Quanto à florestação essa só ocorre entre os meses de Maio e Setembro.


Eis mais umas floritas que também semeei, as Primula elatior. Estas fazem parte das Primuláceas.
Sendo uma planta anual com folhas em forma circular de onde emergem talos florais com inúmeras flores dispostas em umbela de diferentes e vistosas cores, é uma das primeiras e mais alegres flores que aparecem na primavera (daí o nome pelo qual é conhecida, Primaveras!).
Podem ser plantadas em vasos ou de modo a formarem maciços ou orlas em jardins.
Gosta de um clima suave a cálido e de terra ácida, muito fértil e com boa drenagem.
Crescem entre os 15 e 20 cm de altura.
Devem ser semeadas em couvetes em Setembro ou em Outubro e, transplantadas nos meses de Abril, Maio, Outubro ou Novembro, para florirem entre os meses de Março a Junho.


1 Comentários:

Blogger Márcia Regina disse...

Semeei as prímulas (sortidas, como na foto) e não germinaram, as sementes são de boa qualidade e estavam no prazo de validade, no mesmo dia semeei margaridas que germinaram e já estão quase florecendo, será que errei em alguma coisa? Segui a risca as instruções da embalagem....abraços..

12 dezembro, 2008 12:52  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial