21 outubro 2006

Cyclamen persicum e Godetia whitneyi

Hoje vou falar sobre estas duas espécies de flores que semeei esta semana.

A Godetia whitneyi, também conhecida por Godecia, faz parte das Enoteráceas. Tal como podem ver é uma planta herbácea, robusta e densa com grandes flores duplas.
Desenvolve-se muito rapidamente e costuma ser utilizada para fazermos grandes maciços.
Há quem as coloque em vasos, o que também é uma boa opção.
Semeia-se em couvetes em qualquer mês, desde Abril a Agosto e em Novembro. Gosta que seja em terra ligeira e de preferência permeável.
Feita a sementeira, rega-se regularmente (ou aproveita-se a água da chuva) e posteriormente faz-se o transplante delas por alturas de Janeiro ou de Maio a Setembro.
Depois, voilá! Temos as flores de Julho a Novembro, que atingem cerca de 35cm de altura.


Quanto às Cyclamen persicum, estas também são conhecidas por Ciclamen de Pérsia gigante e fazem parte das Primuláceas.
Sendo uma planta perene de tubérculo de onde emergem folhas cordiformes, carnosas e sustentadas por pedúnculos longos, tem a particularidade de as suas flores onduladas terem 5 pétalas voltadas para trás. Existem em várias cores e atingem entre 15 a 20 cm de altura.
Gostam de ser colocadas em vasos no interior de uma casa ou em zonas de sombra com luminosidade.
Devem ser semeadas em terra de jardim rica em humus, em qualquer altura do ano com excepção dos meses de Julho e Agosto.
Pode-se proceder à transplantação em qualquer altura do ano, com excepção dos meses de Agosto e Setembro.
A sua florestação ocorre entre Abril e Setembro.

Espero que vinguem!

7 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Não conhecia esta herbácea Godetia whitneyi, mas tem umas flores espectaculares. Depois conta se elas se dão bem por aí...rs:)

21 outubro, 2006 16:57  
Blogger Living Place disse...

Eu tb tenho dessa no meu jardim e A`s vezes parecem que morreram, mas passado uns tempos lá estão elas todas bonitas!

21 outubro, 2006 22:41  
Blogger Fatima Vinagre disse...

Crix: Depois conto-te como se estão a dar. Bj

As Musas: Ainda bem que me avisas, não fosse eu fazer como no primeiro ano aos nenúfares que os arranquei porque pensava que estavam mortos! Eheheheh! Bj

22 outubro, 2006 12:37  
Blogger Mónica Lice disse...

Também adoro flores e adorei este blog!

Beijinhos de bom domingo!;-)

22 outubro, 2006 12:46  
Blogger Fatima Vinagre disse...

A Lice: Obrigado pela visita. Volta sempre! Bj e bom domingo para ti também!

22 outubro, 2006 13:27  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Fátima!Vieste visitar-me, que bom!O tempo por aqui está uma lástima, eu sofro com isto.Chuva, vento e frio.Está do pior.E por aí?

Sobre as plantas,gosto muito de ciclames. Há de várias cores. Há muito tempo que não vejo vasos com eles.Acho muito curioso o aspecto e a textura quer das folhas quer das flores que crescem um pouco acima da base de folhas. Sempre lhes achei muita piada. Eu não sou uma grande entusiasta das plantas, deixo morrer tudo!Mas gosto bastante de algumas.Tenho a certeza que as tuas vão crescer bem.Continuação de um bom Domingo!

22 outubro, 2006 18:40  
Blogger Fatima Vinagre disse...

Olá Belinha! Aqui o tempo não está tão mau. Embora tenha chovido bastante e feito algum vento, não tem estado muito frio.
Eu faço votos que as minhas florinhas não morram, mas às vezes também tenho algumas surpresas com algumas plantas! Bj

23 outubro, 2006 23:35  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial